Sugestões de Filmes

 

 

A Guerra do Fogo

 

É um filme de 1981 feito na França, no Canadá, na Escócia, Islândia e Quénia. A direção é de Jean-Jacques Annaud. Anthony Burgess e Desmond Morris foram responsáveis pela linguagem especial que foi criada para o filme que conta uma história de período anterior ao uso da língua de maneira universal, tendo a linguagem corporal um forte apelo, juntamente com outros elementos que renderam à produção dez prémios, sendo um deles o óscar, além de sete outras indicações nos anos de 1982 e 1983.

 

 

 

 

O Nome da Rosa

 

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante complicado, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do demónio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega ao local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

 

 

 

Pearl Harbor

 

Com o bombardeamento dos japoneses a Pearl Harbor (EUA), dois amigos, um americano outro inglês, alistam-se na força aérea de cada um dos seus países para participar na 2ª Guerra Mundial. Mas no meio do drama da guerra surge um outro, relacionado com a paixão que ambos desenvolvem pela mesma mulher, no que será um teste sério à sua grande amizade. Este filme é baseado na obra homónima de Randall Wallace.

 
 
 
 
 
 
 
 
A Sombra e a Escuridão
 
Dirigido pelo competente Stephen Hopkins, "A Sombra e a Escuridão" (EUA, 2001) reuniu os astros Michael Douglas e Val Kilmer  numa movimentada e tensa aventura nos confins da África, no século 19 (o filme é baseado numa história real). A dupla precisa de matar dois leões sanguinários e extremamente inteligentes que impedem a construção de uma ferrovia. As feras caçam juntas, sem medo dos homens ou do fogo. Pior, matam por prazer e não para se alimentar, e têm um instinto quase sobrenatural para perceber as armadilhas que lhes são preparadas.
 

 

Uma Lição de Amor
 
"Uma Lição de Amor" (EUA, 2001) conta a história de um pai devotado em luta com a justiça e a sociedade para manter a guarda de sua filha. Engraçado e comovente, o filme mostra a enorme generosidade do espírito humano.

"Uma Lição de Amor" é a comovente história de Sam Dawson (Sean Penn, numa atuação brilhante), um pai com deficiências mentais que cria a sua filha Lucy (Dakota Fanning) ajudado por um grupo de amigos bem especial. Ao completar sete anos de idade, Lucy começa a ultrapassar o seu pai inteletualmente, e a forte ligação existente entre os dois é ameaçada quando uma assistente social decide que a menina deve ir viver com uma família adotiva.
 
 
 
 

"Meu Nome é Rádio": as várias faces do preconceito

 
Apesar de afirmarmos que respeitamos as diferenças e não somos preconceituosos, a questão da discriminação e da intolerância mútua é uma realidade no nosso mundo e no nosso país também. Infelizmente, os discursos de igualdade não passam de mera falácia. É por isso que o filme "Meu Nome é Rádio" (2003, direção de Michael Tollin) não perde a atualidade e aborda a questão do preconceito em relação a pessoas portadoras de necessidades especiais e que apresentam maneiras diferentes de aprendizagem.


 
 
A história é absurda: ao chegar aos Estados Unidos depois de uma longa viagem de avião, Viktor Navorski descobre que o seu país de origem, Krakozhia, foi palco de um golpe militar. Como os americanos não reconhecem a legitimidade daquele novo governo, o passaporte do viajante é invalidado. Sem poder entrar na América do Norte ou retornar ao seu próprio país, Viktor é obrigado a passar meses no terminal do aeroporto de Nova York. Pois bem: apesar de absurda, a história é real.
 
 

 

 

"O Pianista"

 
Durante a II Guerra Mundial, o famoso pianista judeu polonês Wladyslaw Szpilman vê sua família ser deportada, em 1942. Ele consegue  salvar-se, por puro acaso, do comboio da morte. Um policial, também músico, retira-o do comboio. Mas é enclausurado junto com outros milhares de judeus no Gueto de Varsóvia, errando às escondidas durante mais de dois anos e passando por sofrimentos, humilhações e lutas impossíveis numa Varsóvia dominada pelos nazistas. Doente, solitário e faminto, deve a sua vida a outro oficial alemão, católico, Wilm Hosenfeld, que tem uma paixão exagerada pela música. Abalado pelos crimes nazistas, decide ajudá-lo a sobreviver.
 
 

 

 

 

Encontrando Forrester

 

Em "Encontrando Forrester", o "gênio indomável" é Jamal (o estreante Rob Brown), um jovem estudante, bom jogador de basqueteball e com aspirações literárias. Residente no sul do Bronx, com sua mãe e irmão, Jamal e seus amigos sentem curiosidade em relação ao solitário morador do apartamento em frente ao campo onde treinam. Ele é Forrester, o escritor vencedor do prêmio Pulitzer com seu primeiro romance, que vive recluso e nunca mais escreveu outro livro.

 
 
 
 

 

 

Os Miseráveis

 
“Os Miseráveis” (1998), o filme conta a história de Jean Valjean (Liam Neeson) que, depois de cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado comida, é acolhido por um bondoso bispo (Peter Vaughan), que lhe provê alimento e abrigo. Não resistindo aos seus impulsos, no meio da noite Jean rouba a prata de uma casa e agride o seu benfeitor. Na fuga, o ladrão acaba preso pela polícia que o leva até o bispo. Os policiais perguntam ao religioso se aquela prata é dele. O bispo diz que a havia dado a Jean e ainda pergunta por que ele se tinha esquecido dos castiçais. A atitude de perdão daquele homem devolve a fé que o amargurado Jean havia perdido há muito tempo.
 
 
 

 

 

 

Jovem gosta é de autoridade

 

filme começa mostrando a chegada de um novo professor de basqueteball a uma escola típica das comunidades negras e pobres americanas, onde os jovens parecem à margem de qualquer cuidado governamental, e não têm nenhuma perspetiva de futuro e muito menos respeito por qualquer tipo de ordem estabelecida. Fica evidente o envolvimento dos jovens com as drogas, apesar de não ser explorado no guião (deixando claro que é possível, sim, fazer bons filmes sem consumo explícito de drogas, violência e sexo, por exemplo). Neste cenário, surge o professor Carter, com a missão de resgatar a auto-estima dos jovens jogadores de basquete, notadamente um dos valores da escola.

 

 
 
 
 

 

Hotel Ruanda

 


O filme conta a história de Paul Rusesabagina (brilhantemente interpretado pelo ator Don Cheadle), gerente do Hotel Des Milles Collines, por ocasião do recrudescimento do ódio entre as duas etnias que dividem o povo ruandês: os hutus e os tutsis. O conflito aumentou com a morte do presidente Habyarimana, fiador de um acordo de paz entre as etnias. O líder, da tribo hutu, foi morto por membros do seu próprio partido, que não tardaram em culpar os tutsis e iniciar o maior massacre da história contemporânea.
 
 
 
 
 

Um grito no escuro

 

O ano de 1980 foi marcado por uma tragédia em M. T. Isa, Estado australiano de Queensland. O pastor adventista Michael e sua esposa Lyndi Chamberlain saem de férias com seus filhos Aldam, Reagan e Azaria. À noite, no acampamento em Ayers Rock (a maior rocha do mundo), Lyndi vê sua filha Azaria, de dois meses, ser atacada e levada por uma espécie de cão selvagem (dingo).  O corpo da criança não é encontrado e a imprensa noticia o fato de maneira sensacionalista, criando boatos sobre sacrifícios e cultos estranhos. A família Chamberlain faz declarações à imprensa que as distorce, transformando-as em acusações. Lyndi acaba presa, condenada por assassinato. Oito anos depois do desaparecimento de Azaria, Michael e Lyndi são inocentados.



 

 

 

 

De Porta Em Porta

 

“De Porta em Porta” (“Door to Door”, 2002, 90 min) apresenta a história verídica de Bill Porter, um vendedor de porta em porta dos Estados Unidos. Seria uma história comum, com uma pitada de nostalgia para alguns, não fosse um detalhe: Bill tem paralisia cerebral. Mas isso não o impede de lutar pela sobrevivência, e mais: pela superação e reconhecimento. Quando pede uma chance de trabalhar para uma empresa, de início ele é rejeitado pelas suas limitações evidentes. Porter não se dá por satisfeito e insiste: pede que lhe seja dado o bairro mais difícil da cidade. Consegue o emprego e tenta vender seus produtos, sem muito sucesso, inicialmente. A mãe, sempre presente, incentiva-o a não desistir, até que ele consegue vender algo para uma mulher solitária. Daí em diante Porter não pára mais de vender. Mas não faz apenas isso. Toca a vida de toda aquela comunidade, interagindo com as pessoas dali por muitos anos. Torna-se mais que um vendedor; transforma-se num amigo.


 
 


Nicholson vive Edward Cole, milionário gestor de hospitais cujo lema é um número: dois leitos por quarto, nunca menos. Freeman é Carter Chambers, um mecânico que abandonou seus sonhos de juventude quando viu que teria uma família para alimentar. Quando os dois ficam fulminantemente doentes, os seus caminhos cruzam-se.

E  cruzam-se porque, para não desonrar seu lema, Edward, o dono do hospital, acaba no mesmo quarto de Carter. O estranhamento inicial logo se transforma em apoio mútuo. Ambos têm poucos meses de vida, e só um doente terminal para entender o tipo de drama que o outro vivencia. Do nada, Edward convence Carter a fugir e por em prática uma lista de últimos - e excêntricos - desejos antes de "baterem as botas".
 

 

 

O Caçador de Pipas

 
O filme “O Caçador de Pipas” (The Kite Runner, EUA, 2007) é a adaptação do belo e aclamado livro homônimo do afegão Khaled Hosseini. A emocionante história dos amigos Amir e Hassan tem como cenário os últimos anos da monarquia do Afeganistão, na década de 1970. É uma narrativa cheia de metáforas que envolvem importantes aspectos da vida como amor, honra, culpa, medo, traição e redenção.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Última das Guerras

 
Ao princípio, "A Última das Guerras" parece mais um daqueles filmes de guerra com muitas explosão e sangue para todo o lado.  O filme, baseado em fatos reais, focaliza o auge da 2ª Guerra Mundial, em 1942, quando a Singapura é invadida por tropas japonesas. Um grupo de soldados aliados é levado para um campo de prisioneiros de guerra na selva da Birmânia. Ali há um total desrespeito pela Convenção de Genebra e pelos direitos humanos. Os soldados passam fome, adoecem, são torturados. Enquanto um grupo tenta organizar a fuga e se alimenta do desejo de vingança, outro  volta-se para o estudo da filosofia, da literatura e da Bíblia Sagrada. E é nesses estudos que eles encontram esperança para continuar a viver e adquirem a capacidade de perdoar.

 
O filme “Entre Dois Mundos”, dirigido por Vic Sarin, mostra o quanto o preconceito e o ódio inspirados pela religião podem ser destrutivos. Com o fim da dominação inglesa sobre a Índia, em 1947, o país passou a enfrentar os efeitos do esfacelamento e da intolerância entre muçulmanos, sikhs e hindus. De início, a divisão em duas nações distintas - Índia e Paquistão - foi bem acolhida por alguns muçulmanos como uma solução para os conflitos inter-religiosos. Mas essa iniciativa acabou por criar uma migração em massa, obrigando os hindus a abandonarem as suas terras e a viajarem para o sul, enquanto os muçulmanos se deslocaram para o norte. Milhares de pessoas, ao cruzar a fronteira, foram assassinadas, especialmente as mulheres.

 

A Jornada: Uma viagem pelo tempo

 
O ano é 1890. O professor do Seminário Bíblico da Graça, Russell Carlisle (D. David Morin, de "Compromisso Precioso", outro bom filme), está prestes a publicar o seu livro. Um dos membros da comissão, o Dr. Norris Anderson (Gavin MacLeod, de "O Barco do Amor"), opõe-se à publicação do livro devido ao que ele considera um erro grave: falar de valores e moral sem mencionar a autoridade por trás desses valores - Jesus Cristo. Segundo Anderson, a publicação do livro de Carlisle poderia ajudar a demolir os pilares morais que sustentam a sociedade.

 
 
 
 
 
 
 

Escritores da Liberdade

 
Quem é você? E as pessoas com as quais interage todo o dia? Com que profundidade conhece os seus colegas de trabalho? Se atua em educação, quais são as informações que possui a respeito de seus alunos? Normalmente temos apenas uma visão superficial e pouco clara da maior parte dos relacionamentos que estabelecemos ao longo de nossas existências. E será que estamos preocupados com isso?
Ao criar um elo de contato com o mundo, Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que lhes permite  libertar-se dos seus medos, anseios, aflições e inseguranças. Partindo do exemplo de Anne Frank, menina judia alemã, branca como a professora, que sofreu perseguições por parte dos nazistas até perder a vida durante a 2ª Guerra Mundial, Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar-nos a todos, independentemente da cor da pele, da origem étnica, da religião, do saldo bancário.“Escritores da Liberdade” é uma fabulosa história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.
 

 

 

Conquista de Reis

 
Depois da destruição da Assíria, os vitoriosos babilônicos ficaram com as terras baixas da Mesopotâmia, as quais transformaram-se na base do novo Império do Oriente Médio, no reino de Nabucodonosor (605-562 a.C.). As terras altas do leste passaram ao domínio dos medos. Em 550 a.C., Ciro, naquele tempo príncipe da Pérsia e vassalo dos medos, rebelou-se e derrotou o rei dos medos, juntando mais tarde medos e persas para fundar o primeiro Império Persa (ou Aquemênida). Com as campanhas seguintes somaram-se Ásia Menor, Babilônia, Afeganistão e, depois da morte de Ciro, o Egito, formando-se assim o maior e mais poderoso império conhecido até então.
Como sempre acontece nestas adaptações de histórias bíblicas para o cinema, o filme tem alguns detalhes ficcionais, mas em geral é bastante fiel às Escrituras. Com produção de primeira, o elenco conta com ícones como Omar Sharif e Peter O’toole. Intrigas palacianas, traição, honra, justiça e confiança em Deus são ingredientes da trama. Além disso, o toque de romantismo adicionado à história de Xerxes e Ester torna o filme ainda mais agradável.

 

 

 

Compromisso Precioso

 
Em setembro, a deputada Gabriele Pauli, da Alemanha, propôs uma nova lei segundo a qual os casamentos valeriam por apenas sete anos e teriam que ser renovados depois desse período. A deputada disse que depois de sete anos os cônjuges poderiam renovar os votos do casamento por mais tempo. Segundo Pauli, a medida evitaria os altos custos de uma separação. Na Alemanha, quase metade dos casamentos acaba em divórcio.
A proposta da deputada ilustra bem a maneira como muita gente encara o matrimônio nos nossos dias: como um simples contrato que pode ser desfeito a qualquer momento.
Para fazer frente a essa tendência, a World Wide Pictures pruduziu “A Vow to Cherish” (traduzido como “Compromisso Perfeito”), a comovente história de uma família que, de repente, tem que encarar o drama do Mal de Alzheimer. Seria o voto matrimonial suficiente para manter unidos John e Ellen Brighton, um casal de meia idade?

 
 
 
 
 

A Rainha

 

O formidável "A Rainha" (The Queen, 2006), de Stephen Frears, começa com a eleição de Blair, representante do Partido Trabalhista, reerguido ao poder - depois de 18 anos de hegemonia do Partido Conservador - com um discurso de reciclagem das relações de trabalho, incentivando o livre mercado sem deixar de lado a assistência social. É a famosa Terceira Via que fez de Blair um superstar do neoliberalismo durante a segunda metade da década.
Não foi, porém, a agenda ideológica que impulsionou a popularidade de Blair nos seus primeiros dias de governo. No mesmo dia da posse, Diana Spencer, acompanhada do namorado Dodi Al-Fayed, morre num acidente de carro em Paris.Fica acordado que a família Spencer de Gales fará um funeral familiar. Blair telefona para a Rainha. Esta responde que não fará pronunciamentos oficiais - não cabe à instituição da realeza comentar a morte de uma pessoa que não faz mais parte da família real, argumenta. Blair decide então falar às câmeras em nome do Parlamento. É no emocionado discurso, escrito por um assessor, que surge pela primeira vez a expressão Princesa do Povo.

 
 
 

À procura da felicidade

 
O que é felicidade? Certamente há algumas respostas possíveis, mas se perguntar a um pai de família desempregado, e  responsável por criar sozinho o filho de cinco anos (já que a mulher acabou por abandoná-lo), ele certamente dirá que felicidade é ter um emprego que lhe dê dignidade e capacidade de manter a família.
“À Procura da Felicidade” é a história de muitos cidadãos ao redor do mundo, que lutam por uma vida melhor e não cruzam os braços esperando que tudo caia do céu. Não deixa de ser também uma denúncia contra o capitalismo selvagem que sufoca as pessoas e tem níveis de exigência quase absurdos para que se possa alcançar a tão almejada estabilidade financeira.
Mas o que mais chama atenção na trama (inspirada numa história real) é a integridade de Chris Gardner (Will Smith). Ele tenta vencer de forma honesta, sem apelar para mentiras a fim de conseguir o ambicionado emprego de corretor de ações. Numa época em que uns pisam nos outros e não relutam em vender a dignidade para conquistar status e encher os bolsos, a mensagem do filme é mais do que necessária.

 
 
 
 

Quase deuses

 
"Quase Deuses" (Something the Lord Made, 2004)

Alfred Blalock e Vivien Thomas foram médicos pioneiros em operações cardíacas, numa época em que todos os cirurgiões renomados seguiam uma lei de nunca tocar no coração humano e que negros (como Vivien) sofriam muito com o racismo. O argumento aborda desde o início do relacionamento de amizade entre eles até o final de suas vidas. Ambos faleceram há mais de 20 anos.



 

 

 

Desafiando Gigantes

 
Quem nunca teve que enfrentar grandes desafios na vida? A diferença entre o vencedor e o perdedor pode estar na sua fonte de apoio. Em seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor não consegue levar a sua equipa, o Shiloh Eagles, a uma temporada de vitórias. Por isso, todos começam a vê-lo como um derrotado e a direção da escola pensa em demiti-lo.
Depois de descobrir que a Bíblia pode ser a solução para sua vida, Taylor passa a usá-la no trabalho, contagiando os jovens que treina e promovendo mudanças na vida deles também.

Dá para se promover boas discussões sobre fé prática, estudo da Bíblia, oração e testemunho.

 

 

 
 
 
 
 

Super Size Me

 
Morgan Spurlock, impulsionado pelo movimento de cinema independente que veio à tona com o sucesso de bilheteria de Michael Moore, documenta a cultura norte-americana do fast food e os efeitos físicos e mentais que ele provoca. O diretor passou trinta dias a base de hambúrgueres, batata frita e refrigerante. Ingerindo cinco mil calorias diárias, ele foi a sua própria cobaia no combate à rede McDonald´s. A experiência rendeu a Morgan onze quilos, além de problemas psicológicos e de saúde, que foram monitorados por três médicos antes, durante e depois do processo. Apesar dos indesejados problemas adquiridos, o diretor conquistou o lugar de quarto documentário mais visto da história do cinema, além de provocar mudanças na maior rede mundial de fast foods, que aboliu o tamanho super size (gigante) e passou a imprimir os valores nutricionais dos lanches.

 
 
 
 
 
 
 

Uma Verdade Inconveniente

 
Um novo relatório, que será publicado no mês que vem, diz que os efeitos da mudança climática serão ainda mais graves do que os que as Nações Unidas tinham previsto. O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, assegurou que “as conseqüências da mudança climática são mais sérias do que achávamos até agora”. Notícias como esta tornam cada vez mais necessária a tomada de consciência por parte dos habitantes do planeta Terra, se quiserem passar mais algum tempo por aqui e legar aos seus filhos um mundo minimante habitável (já que todas as projeções apontam para uma situação crítica em, no máximo, 50 anos).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Orgulho e Preconceito

 

A história do filme centra-se na tradicional família Bennet, onde Sr. (Donald Sutherland, em notável atuação) e Sra. Bennet (Brenda Blethyn) andam às voltas com o alvoroço que um recém-vizinho rico, Sr. Bingley (Simon Woods), tem causado nas suas cinco filhas, principalmente em Jane (Rosamund Pike), que vê nele o casamento dos seus sonhos. Naquela época, o enlace matrimonial era uma coisa séria: não casar significaria o estigma de solteirona, perdedora e infeliz. Portanto, não casar não era uma atitude feminista, simplesmente não era adequado à época.

É apropriado para discussão de valores e para comparações com os padrões morais de nossos dias e os comportamentos associados ao namoro e ao casamento.
 
 
 
 
 
 
 

Sonhadora

 
Um filme baseado numa história verídica que conta a história de Ben Crane, um treinador de cavalos de corrida vivido por Kurt Russel, e de sua filha (Dakota Fanning), que lutam juntos para salvar a vida de uma égua doente que tinha um futuro promissor nas pistas de corrida. Sonya, o animal em questão, sofreu uma lesão na pata o que levou seu dono - o patrão de Crane - a deixá-la de lado.
Mostra o cuidado que se deve dispensar aos animais, o bom caráter frente à busca desenfreada por dinheiro (mas é bom destacar que não é correto participar de jogos de azar e apostas, como se faz no filme) e a importância da manutenção dos laços de família.
 
 

 

Vôo 93

 
Retrata  um dos maiores atentados terroristas da história nos Estados Unidos. Numa questão de minutos, dois grandes símbolos da América – as Torres Gêmeas do World Trade Center e o Pentágono – foram atingidos por aviões comerciais dominados por terroristas islâmicos.
É um filme que faz pensar na fugacidade e fragilidade da vida, e em como certas coisas como a carreira, o dinheiro e o sucesso se tornam tão pequenos perante a morte. No fim das contas, o que realmente importa são os relacionamentos, as pessoas  quem se ama, a família.
Especialmente tocante é o momento em que um dos passageiros pede a uma telefonista da companhia aérea que ore com ele ao telefone. Em situações extremas, quase todo ser humano percebe a sua finitude e volta-se para Deus.

 

 

 

 

 

Irmão Sol, Irmã Lua

 
Francisco nasceu por volta de 1182, na cidadela italiana de Assis. Filho de comerciantes de tecidos, ele poderia ter sido um próspero burguês. Mas não. Num certo momento da vida, aos 26 ou 27 anos de idade, o jovem optou pela pobreza, pelo pacifismo e pela caridade.
Conforme a Revista das Religiões de outubro de 2004, “ao contrário de seus contemporâneos, [Francisco] não desvinculou a fé da realidade quotidiana. Pelo contrário. Em cada rosto, encontrava o próprio Cristo. Em qualquer manifestação da natureza – dos astros aos animais e às plantas – observava o carinho de Deus. Foi um homem do seu tempo, mas não se prendeu a ele. E, por isso, foi considerado santo: São Francisco de Assis”.
Era realmente um homem especial. Segundo vários livros, Francisco andava com cuidado para não pisar em nenhum inseto ou planta. Passava sobre as pedras com reverência e afastava, carinhosamente, lesmas e formigas do caminho – para que ninguém, sem querer, as machucasse.

 

 

 

 

Resgate Abaixo de Zero

 
Da região mais inóspita, selvagem e fria do planeta – e inspirada numa surpreendente história real – vem a emocionante história de ação e aventura, de cachorros e homens, de amizade e lealdade e do comovente espírito de tenacidade e esperança que deflagraram numa das mais incríveis histórias de sobrevivência de todos os tempos. Tendo como pano de fundo a gelada e tempestuosa Antártica, "Resgate Abaixo de Zero" (Eight Below, 2006) acompanha oito surpreendentes heróis em apuros no fim do mundo e o homem que seria capaz de fazer de tudo para trazer os seus verdadeiros amigos de volta para casa.
 Unidos apenas por firmes laços de amizade, tanto humanos como cães empreendem uma notável jornada de resistência, perseverança e determinação para se reencontrarem nessa espetacular, porém perigosa, região.

 

 

 

 

 

O Náufrago

 
Chuck Noland (Tom Hanks) é um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função inspecionar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, numa das suas viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por quatro anos. Enquanto a sua noiva (Helen Hunt) e os seus amigos imaginam que ele morreu no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar à civilização.




 

 

 

 

O Quarto Sábio
 
Com Martin Shenn, Alan Arkin, Eillen Bennan e direção de Michael Ray Rhodes, "O Quarto Sábio" conta a história de um homem sábio em busca do verdadeiro sentido da vida. Filho de um rei da antiga Pérsia, o sábio procura nas Sagradas Escrituras o significado real da vida e descobre as profecias sobre Jesus, o Rei dos reis. O plano dele é encontrar-se com os três reis magos no deserto para irem ao encontro do Rei Jesus. Mas, depois de uma série de percalços, o sábio consegue encontrar Jesus no fim da sua vida. E encontra também a resposta que procurava.

 

 

 

 

 

 

 
 

O Óleo de Lorenzo

 
Em 1984, um médico diagnostifica num rapazinho uma doença rara, dando-lhe no máximo mais dois anos de vida. Inconformados com essa situação, os pais passam então a pesquisar sobre a doença, a fim de encontrar algo que possa ajudar o filho.
Baseado numa  história verídica, "O Óleo de Lorenzo" é um filme emocionante por tratar com seriedade um tema polêmico: até onde devemos nos submeter a um tratamento médico quando este não apresenta a cura para uma doença?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Homens de Honra

 
Promessas de filho para pai, persistência, honra e glória. Baseado na história real de Carl Brashear, "Homens de Honra" (EUA, 2000) mostra o velho conflito entre o recruta e o oficial na Marinha.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lutero
 
"Lutero" (Alemanha, 2003), versão cinematográfica sobre a vida de Martinho Lutero, o grande reformador do século XVI, é a produção de uma associação de cunho eclesiástico, Thrivent for Luterans. Filmada em 2003, conta com a direção de Eric Till, experimentado cineasta, e a participação de um grande elenco de estrelas, de entre as quais se destaca a lendária figura de Peter Ustinov, no papel de Frederico da Saxônia.
O filme em si, segundo o princípio pedagógico que sustenta a idéia de que a aprendizagem pelo ouvir aumenta em proporções maiores pelo ver, já é uma significativa contribuição ao conhecimento histórico daquela fase do Cristianismo.
 
 
 
 
 
 
 
A Paixão de Cristo: espaços demarcados
 
A receção diversa que "A Paixão" teve em vários segmentos religiosos revela que estes demarcam cada vez mais os seus espaços ideológicos, o que, inevitavelmente, gera guerra e preconceito.
O filme não é anti-semita. Enfatiza, é verdade, a participação histórica dos judeus no assassinato, mas não procura responsabilizá-los.