Obras para Iniciantes

 

Como todos sabemos, grande parte das pessoas que tem oportunidade de aprender Filosofia, desiste muito facilmente por considerar esta disciplina difícil, inútil e sem sentido. Isto acontece porque essas pessoas não possuem bases nem conhecimento suficiente para começar a desfrutar da enorme utilidade que a Filosofia pode oferecer. Contudo, se procurarmos alguma coisa que nos ajude a iniciar este caminho em busca do conhecimento, iremos encontrar centenas de grandes livros indicados a principiantes em Filosofia.
 
Este artigo é a primeira parte de um conjunto de 2 artigos, que ao todo, lhe dão a conhecer 10 fantásticos livros para você começar a estudar filosofia com mais facilidade e mais prazer. Aqui, iremos indicar-lhe então, os primeiros 5 livros que consideramos indispensáveis para que o estudo da filosofia seja mais fácil e mais simples.
 
 
 
1. "O MUNDO DE SOFIA", DE JOSTEIN GAARDER
 

Sinopse - "Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da Filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades."
O Mundo de Sofia é um livro indicado a pessoas que pouco ou nenhum conhecimento tem de Filosofia e que nunca tiveram contacto com este reino dos porquês. Esta obra é sobretudo enriquecedora e de fácil leitura.
 
 
2. "O DIA EM QUE SÓCRATES VESTIU JEANS", DE LUCY EYRE


Sinopse- " Um inteligente e divertido romance que nos mostra como a Filosofia pode mudar as nossas vidas para melhor.
Ben Warner, um típico adolescente a passar umas férias de Verão enfadonhas, surpreende-se quando Lila, uma mulher jovem e atraente, lhe faz um bizarro convite. Embora tentado, Ben sente-se inseguro. E tem razões para isso!... Lila quer levá-lo para o Mundo das Ideias, um lugar completamente desconhecido para Ben. Mas Lila tem uma missão. O seu chefe, Sócrates, presidente do Mundo das Ideias — cargo que mantém há 1209 anos — fez uma aposta com o seu arqui-rival Wittgenstein.
 
Para a ganhar e manter o seu cargo, Sócrates terá de fazer crer a Ben que a filosofia pode melhorar a sua vida. Desconhecendo o que lhe vai acontecer, Ben entra num inesperado mundo paralelo. E assim começa a sua viagem mental à volta das grandes e pequenas questões da vida. O que é a felicidade? A morte é o que de pior nos pode acontecer? Teremos vontade própria? E, a pouco e pouco, Ben começa a interrogar-se sobre as mais variadas questões e a acreditar que a vida é muito mais do que um jogo de futebol.
 
Excêntrico, divertido e original, O Dia em Que Sócrates Vestiu Jeans é a história de um jovem que escapa da sua vida entediante para um excitante mundo paralelo e desperta para a real importância da vida através da aprendizagem dos conceitos básicos da filosofia."


 
Esta obra é um inteligente, divertido e original romance que mostra aos jovens que existem vantagens e benefícios da filosofia, e como esta área do conhecimento pode melhorar as suas vidas.


3. "ÉTICA PARA UM JOVEM", DE FERNANDO SAVATER

 


Sinopse - "Nada menos supérfluo do que ensinar as opções e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Mas como falar de ética aos adolescentes, sem incorrer na simples crónica das ideias morais ou no doutrinamento casuístico sobre questões práticas? Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, Ética para Um Jovem explica, numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Um livro que convida o leitor a reflectir e a colocar novas questões sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse, o poder. Com exemplos ilustrativos que vão dos clássicos gregos a Citizen Kane, cada capítulo finaliza com citações de escritores como Erich Fromm, Martin Buber, Daniel Defoe e Octavio Paz. Um livro indispensável tanto para jovens como para pais e professores."

 



Esta grande obra é escrita numa linguagem bastante simples e descontraída o que facilita a leitura do livro. Se quer começar por algum lado, então considere ler este fantástico livro.
 



4. "CONVITE À FILOSOFIA", DE MARILENA CHAUI
 



Sinopse - "Partindo do princípio de que a vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais e óbvias, a autora analisa neste livro a Filosofia e sua utilidade como forma de indicação de um estado de espírito e respeito pelo saber."
 



Escrito com uma enorme simplicidade, Convite à Filosofia é um livro bastante acessível a qualquer pessoa que queira dar o seu primeiro passo neste enorme reino dos porquês.

 


5. "QUE DIRIA SÓCRATES?", DE ALEXANDER GEORGE


 

Sinopse - "Este livro é uma prova admirável de como a Filosofia está cada vez mais viva e actual. Nele, o leitor encontrará formuladas e respondidas muitas das questões filosóficas que certamente já se colocou nas situações mais banais e inesperadas da sua vida: interrogações acerca do que é certo ou errado fazer em determinadas situações, acerca da morte, do valor da vida, da natureza da arte, do amor, do sexo, da guerra, da verdade, da tolerância, da linguagem e muitas outras."


 



Este livro recorda-nos as famosas palavras de Sócrates «uma vida não examinada não merece ser vivida» e, ao fazê-lo, encoraja-nos a pensar melhor e mais filosoficamente.

 

 

_________________________________________________________________________________________________


 

De seguida, iremos apresentar-lhe os restantes 5 livros que consideramos fundamentais e de leitura quase obrigatória para quem se iniciou no estudo da filosofia à relativamente pouco tempo. Este artigo é a segunda parte de um conjunto de 2 artigos, que ao todo, lhe dão a conhecer 10 fantásticos livros para você começar a estudar Filosofia com mais facilidade e mais prazer. Aqui, iremos então, dar finalidade ao tema tratado no artigo anterior.

 
 
 
 
1. “MAIS PLATÃO, MENOS PROZAC”, DE LOU MARINOFF
 
 
Sinopse - "Como lida com os desafios, perdas e conflitos de seu dia-a-dia? Da forma mais racional e consciente possível? Se a resposta for positiva, parabéns, você deve ser um dos poucos felizardos que compreenderam que a vida não é tão complicada como muitos pintam. Mas se continuar à procura de novas perspectivas para enfrentar velhos dilemas emocionais, que tal recorrer à filosofia? Essa é proposta do filósofo Lou Marinoff, autor de «Mais Platão, Menos Prozac!». Marinoff é um dos pioneiros nos Estados Unidos da nova corrente filosófica que propõe retirar a filosofia dos debates académicos e levá-la para o quotidiano de todos os cidadãos.
 
 
Neste livro, Lou Marinoff chama a atenção de que a vida não é tão complicada quanto muitos dizem. Segundo ele, se encontrarem problemas, analisem as várias opções e depois disso, basta apenas escolher a melhor e com ela, resgatar o equilíbrio pessoal.
 
 
 
2. “O CONSOLO DA FILOSOFIA”, DE ALAIN DE BOTTON
 
Sinopse- "O Consolo da Filosofia é uma viagem cativante ao longo de 2400 anos de filosofia Ocidental. Focando a vida e o trabalho de seis dos filósofos mais importantes dos últimos tempos, Alain de Botton apresenta uma análise espirituosa e esclarecedora sobre o modo como a filosofia pode ser um consolo, inspirando-nos e constituindo uma motivação. Com inteligência, sabedoria e criatividade, o seu livro é simultaneamente um compêndio indispensável de aconselhamento sobre o modo como lidar com as nossas angústias mais correntes e uma espantosa introdução à história e utilização da filosofia.”
 
 

Esta obra é sobretudo engenhosa relativamente à divertida e inteligente forma como explica a vantajosa utilidade da filosofia e a sua história.

 

 

3. “AS PERGUNTAS DA VIDA”, DE FERNANDO SAVATER
 
 
Sinopse - "Para que serve a filosofia? Qual deveria ser o seu papel no ensino secundário? Estamos habituados a que a ciência resolva muitas das nossas dúvidas e problemas, mas algumas perguntas continuam em aberto, porque não admitem nenhuma solução definitiva. A filosofia não pretende responder-lhes de uma vez por todas, mas continua a ensinar a formular essas perguntas de forma cada vez mais rica e mais significativa, enquanto propõe tentativas de respostas para nos ajudar a conviver racionalmente com elas. Este livro gostaria de ser uma iniciação elementar à reflexão filosófica...”
 
 
Este é um livro de iniciação elementar, rico em conhecimento de reflexão filosófica que se pode tornar muito vantajoso a principiantes no estudo da Filosofia.
 
 
4. “SETE CARTAS A UM JOVEM FILÓSOFO”, DE AGOSTINHO DA SILVA


Sinopse - "As Sete Cartas a um Jovem Filósofo de Agostinho da Silva, conhecidas como uma das suas obras principais, são, ao mesmo tempo, uma autobiografia ficcional e um discurso sobre o sentido e o valor da filosofia. Eles revelam-se assim, já em 1945 no ano da publicação, como um livro central para compreender a vida e o pensamento de Agostinho, não só como uma cronologia do passado, mas também como uma história do futuro."

 

 

Uma obra não tão pesada como as últimas, devido ao facto de dar principal importância à vida e pensamentos deste autor que é considerado um dos mais importantes filósofos portugueses e um dos maiores pensadores do século XX. Muito boa para quem busca motivos para se iniciar no estudo da Filosofia.



5. “BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO”, DE BILL BRYSON


 

Sinopse - "Uma pesquisa digna de um mamute, anos de investigação e como resultado… o Big Bang, os dinossauros, o aquecimento global, a geologia, Einstein, os Curies, a teoria da evolução, a gasolina com chumbo, a teoria atómica, os quarks, os vulcões, os cromossomas, o carbono, os organismos ediacaranos, a descontinuiade de Moho, o ADN, Charles Darwin e um zilião de outras coisas."

 
 
 
Em linguagem não demasiado científica, sempre clara e com as devidas anotações, o leitor é conduzido, por este autor extremamente divertido e bem informado, numa viagem através do tempo e do espaço, cujo prato forte é também revelar-nos algumas ironias do desenvolvimento científico. Esta é verdadeiramente uma obra que nos dá a sensação de ter o mundo na palma da mão. Sem dúvida uma boa escolha de leitura de iniciação a esta disciplina.