
Obras para Iniciantes
2. "O DIA EM QUE SÓCRATES VESTIU JEANS", DE LUCY EYRE
3. "ÉTICA PARA UM JOVEM", DE FERNANDO SAVATER
Sinopse - "Nada menos supérfluo do que ensinar as opções e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Mas como falar de ética aos adolescentes, sem incorrer na simples crónica das ideias morais ou no doutrinamento casuístico sobre questões práticas? Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, Ética para Um Jovem explica, numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Um livro que convida o leitor a reflectir e a colocar novas questões sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse, o poder. Com exemplos ilustrativos que vão dos clássicos gregos a Citizen Kane, cada capítulo finaliza com citações de escritores como Erich Fromm, Martin Buber, Daniel Defoe e Octavio Paz. Um livro indispensável tanto para jovens como para pais e professores."
Esta grande obra é escrita numa linguagem bastante simples e descontraída o que facilita a leitura do livro. Se quer começar por algum lado, então considere ler este fantástico livro.
4. "CONVITE À FILOSOFIA", DE MARILENA CHAUI
Sinopse - "Partindo do princípio de que a vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais e óbvias, a autora analisa neste livro a Filosofia e sua utilidade como forma de indicação de um estado de espírito e respeito pelo saber."
Escrito com uma enorme simplicidade, Convite à Filosofia é um livro bastante acessível a qualquer pessoa que queira dar o seu primeiro passo neste enorme reino dos porquês.
5. "QUE DIRIA SÓCRATES?", DE ALEXANDER GEORGE
Sinopse - "Este livro é uma prova admirável de como a Filosofia está cada vez mais viva e actual. Nele, o leitor encontrará formuladas e respondidas muitas das questões filosóficas que certamente já se colocou nas situações mais banais e inesperadas da sua vida: interrogações acerca do que é certo ou errado fazer em determinadas situações, acerca da morte, do valor da vida, da natureza da arte, do amor, do sexo, da guerra, da verdade, da tolerância, da linguagem e muitas outras."
Este livro recorda-nos as famosas palavras de Sócrates «uma vida não examinada não merece ser vivida» e, ao fazê-lo, encoraja-nos a pensar melhor e mais filosoficamente.
_________________________________________________________________________________________________
De seguida, iremos apresentar-lhe os restantes 5 livros que consideramos fundamentais e de leitura quase obrigatória para quem se iniciou no estudo da filosofia à relativamente pouco tempo. Este artigo é a segunda parte de um conjunto de 2 artigos, que ao todo, lhe dão a conhecer 10 fantásticos livros para você começar a estudar Filosofia com mais facilidade e mais prazer. Aqui, iremos então, dar finalidade ao tema tratado no artigo anterior.
1. “MAIS PLATÃO, MENOS PROZAC”, DE LOU MARINOFF
2. “O CONSOLO DA FILOSOFIA”, DE ALAIN DE BOTTON
Esta obra é sobretudo engenhosa relativamente à divertida e inteligente forma como explica a vantajosa utilidade da filosofia e a sua história.
3. “AS PERGUNTAS DA VIDA”, DE FERNANDO SAVATER
4. “SETE CARTAS A UM JOVEM FILÓSOFO”, DE AGOSTINHO DA SILVA
Sinopse - "As Sete Cartas a um Jovem Filósofo de Agostinho da Silva, conhecidas como uma das suas obras principais, são, ao mesmo tempo, uma autobiografia ficcional e um discurso sobre o sentido e o valor da filosofia. Eles revelam-se assim, já em 1945 no ano da publicação, como um livro central para compreender a vida e o pensamento de Agostinho, não só como uma cronologia do passado, mas também como uma história do futuro."
Uma obra não tão pesada como as últimas, devido ao facto de dar principal importância à vida e pensamentos deste autor que é considerado um dos mais importantes filósofos portugueses e um dos maiores pensadores do século XX. Muito boa para quem busca motivos para se iniciar no estudo da Filosofia.
5. “BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO”, DE BILL BRYSON
Sinopse - "Uma pesquisa digna de um mamute, anos de investigação e como resultado… o Big Bang, os dinossauros, o aquecimento global, a geologia, Einstein, os Curies, a teoria da evolução, a gasolina com chumbo, a teoria atómica, os quarks, os vulcões, os cromossomas, o carbono, os organismos ediacaranos, a descontinuiade de Moho, o ADN, Charles Darwin e um zilião de outras coisas."